26 de junho de 2012

Bolo flores e bolinhas

Aqui fica mais um bolinho decorado com pasta de açúcar que ofereci à minha amiga J., quando fui visitar o pequeno M. que já estava com 3 mesinhos! Foi muito divertido estar com ela novamente e conhecer o pequenote que já se nota que tem um carácter muito forte, terá a quem sair :)


Agora vou resumir e mostrar como fiz.

O bolo escolhido foi um bem simples, um buttercake, pois eu queria colori-lo de azul (tarefa difícil, pois a massa amarela com o corante azul deu bolos verdes!!). E depois acabaram por abater!! Tenho andado com algum azar na doçaria, alguém me rogou alguma praga de certeza!


Sendo assim tive de voltar à estaca zero e fazer os bolos novamente: 2 formas redondas de 12 cm.
A receita utilizada foi esta, mas a duplicar, trocando o corante vermelho pelo azul.


A parte da montagem dos andares e da colocação da pasta foi idêntica a este bolo.

Vamos agora á parte da decoração, vão ver que este bolo até é relativamente fácil de fazer. Contudo as flores devem ser feitas com dois dias de antecedência para secarem completamente, mas eu não consegui.


Para as flores é utilizada flowerpaste, uma pasta muito elástica para poder esticar bastante até ficar bem fininha e poder bolear (fazer os folhos) sem rasgar.

Como podem observar utilizei um cortador em forma de pétala, coloco em cima de uma esponja e com o boleador faço o efeito do folho.


Depois fui colocando as pétalas desta forma com tiras de guardanapo a suportar as petalas umas sobre as outras, para não ficarem coladas, mas sim parecer uma flor bem farfalhuda! :)


Depois é só fazer bolinhas com uma palha por exemplo!

Também era para ter feito cakepops brancos decorados com estas bolinhas, mas como eu digo, ando numa maré de azar, mal olhado, algo do género e o resultado foram duas tabletes de chocolate para culinária para o lixo fora o resto....

Espero que tenham gostado!!

Fonte: Livro "Cakes for romantic occasions" by May Clee-Cadman

6 comentários:

  1. Olá! Bem primeiro deixa-me dizer-te que fiquei encantada, o bolo está fantástico! E em relação ao colar, aconselho-te a procurares no ebay, porque por vezes os vendedores até oferecem os portes e chegas a comprar colares por 2€! O meu é da oasap porque eu tenho uma parceria com eles :) mas no ebay sim, fazes grandes achados e compras imensas coisas a preços inacreditáveis! Espero ter ajudado! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu não gostei...eu adorei!!!
    Tu não és só cozinheira, és uma artista!
    Já estive para me inscrever numa curso que ensinava um pouco do que fazes.
    Estou maravilhada!
    Continua com o excelente e lindo trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Ficou super super giro, acho que tens muito jeito ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Eu não gostei, simplesmente ADOREI! Fiquei encantada, o bolo está fantástico! :D
    Parabéns!

    Beijinhos,
    touchofpurple.blogspot.com

    ResponderEliminar