Páginas

31 de maio de 2012

Fauna e flora por cá #1

É tão bonito este tempo primaveril, tudo em flor (ou quase), solinho (de vez em quando), a bicharada gosta e eu também. Deixo-vos hoje um pouquinho cá de casa, ou melhor, da parte de fora da minha casa :)

A pia onde as cadelas vão saciar a sua sede (e às vezes a cabra também)

 As cadelitas que charunfam todos os recantos, esburacam todos os recantos, fazem popó e pipi em todos os recantos, etc em todos os recantos.


 A minha linda e velhota gata no seu belo tronco.

 My turtle, de seu nome Japoina (nêspera), foi dia de lavar o seu "habitat", por isso andou um pouco cá fora à aventura.
 Outra das tartarugas a apanhar banhos de sol (haja alguém que aproveite o bom tempo).

 Ora aí está a minha gata novamente.

 Uma das fracas, têm ninho por aqui algures de certeza, ainda não descobrimos.
 O peru que vai comer a sua 2ª ração diária.

 O galo que vai a correr para comer a 2ª ração diária do peru!

Os gansos que só vão tentar comer a 2ª ração diária do peru quando voltarmos costas.

A cabra que não gosta de ficar sozinha e então anda sempre atrás de nós (entrando dentro de casa inclusive).


A vigia da casa que não vê :) Mas que adora estar no jardim.



























30 de maio de 2012

Bolinhos de chocolate e cardamomo


Este mês finalmente fiz estes bolinhos aromáticos que estava na minha lista de receitas à espera que um dia eu tivesse esta especiaria, cardamomo, tão aromática e doce. Combina perfeitamente com o chocolate, são muito fáceis de fazer e fazem as delícias dos gulosos!


Para além de gostar de fazer estas gulosices na cozinha, também estou a gostar de brincar com as fotografias, realmente é mundo por explorar para mim com a minha maquinazinha que tem um zoom péssimo e focagem pior...


Aproveitei e consegui levar alguns destes meninos para adoçar as minhas companheiras de dança.


Ingredientes:
125g de chocolate culinária
100g de manteiga
100g de açúcar
1 ovo
200g de farinha
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de café de cardamomo em pó


Preparação:

1. Derreta a manteiga junto com o chocolate no microondas e vá mexendo de 10 em 10 segundos. Junte o ovo e o açúcar e misture tudo com a ajuda de uma colher de pau;

2. Peneire a farinha, o fermento, o cacau em pó para uma taça.Vá adicionando à mistura de chocolate e adicione também o cardamomo e envolva bem;

3. Deixe a massa refrigerar no frigorifico durante 1h;

4. Pré-aqueça o forno a 180ºC;

5. Retire a massa do frigorífico e com a ajuda de uma colher de gelado formar bolinhas, colocar no tabuleiro de ir ao forno sobre papel vegetal ou um tapete de silicone, espaçadas entre si e deixar cozer durante 15 minutos;

 6. Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma rede para bolos.


Deliciem-se!!

Fonte: Blog "La casita verde"

28 de maio de 2012

Ervas aromáticas no meu jardim (2)

Continuando a falar um pouquinho das ervas aromáticas que dão sabor e vida aos pratos, já existem novas plantinhas por cá e há outras que já deram flor.

Estragão


Bastante utilizado na cozinha francesa, um sabor forte mas súbtil. As folhas podem ser utilizadas frescas ou secas. Fica bem em saladas, molhos, ovos.

Manjericão


Muito perfumado, saboroso. Quanto mais jovens forem as suas folhas, mais condimentados são. O prato mais conhecido no seu uso, é a salada de tomate com queijo mozarela. É muito utilizado na cozinha italiana, devendo a sua adição ser feita mesmo no final do prato se optar por erva fresca. É uma planta que gosta bastante de sol e água..

Alfazema/Lavanda


Muito conhecida na área da cosmética e perfumes. Propriedades relaxantes do sistema nervoso. Está a ser cada vez mais utilizada em pastelaria, para aromatizar um bolo, chocolate. Já tenho aí umas receitinhas para experimentar. É uma planta que precisa de um espaço ligeiramente amplo para se desenvolver, terá de ser retirada do vaso. Gosta de sol, não precisa de muita água.

Salva


As suas folhas são aveludadas e fazem uma óptima decoração de pratos. Muito utilizada na Alemanha em tempero de carnes. Necessita de muito sol e pouca água.

Tomilho e cebolinho em flor (já falei deles aqui )




25 de maio de 2012

Risotto primaveril

Porque o tempo pede coisas coloridas, seja na roupa, acessórios, unhas, na comida também!! Claro que também podem adaptar a receita para um arroz primaveril. Mas o risotto é mais saboroso pois é cozinhado com caldo de legumes em vez de água, é mais cremoso, pois vai absorvendo aos poucos o caldo. E não é muito difícil de o preparar, é só ter um pouco de paciência.


Tive duas inspirações para esta receita, a preparação retirei do blog Elvira's Bistrot, e a edição da imagem foi feita pelo S. inspirada nas fotos fantásticas do sabores com contraste.

Ingredientes (4 pessoas):
300g de arroz para risotto (uso o da caçarola)
100g de ervilhas congeladas
150g de folhas de espinafres congeladas
1 cenoura grande cortada em pequenos cubos (aconselho a ferve-la antes para quem gostar de bem cozida)
1 cebola finamente picada
2 dentes de alho picados
queijo ralado q.b.
1L de caldo de legumes a ferver
100 ml de vinho branco
sal e pimenta
cebolinho
azeite

Preparação:

1. Num tacho (onde vai fazer o risotto) refogue a cebola e os alhos;

2. Adicione o arroz ao refogado e envolva. Quando o arroz se apresentar translúcido junte o vinho branco e deixe evaporar. Noutro tacho ferva água com 1/2 cubo de Knorr de legumes para fazer o caldo de legumes;

3. Junte uma concha do caldo e vá mexendo, até o arroz absorver;

4. Junte a cenoura, as ervilhas com mais uma concha de caldo, mexa sempre até o liquido ser absorvido pelo arroz e vá fazendo este processo repetidamente. O risotto tem de ser cozinhado lentamente, juntando aos poucos o caldo;

5. Quando estiver al dente, adicione os espinafres, coloque mais um pouco de caldo de legumes e deixe absorver. Adicione sal e pimenta;

6. Adicione o queijo ralado, envolva e apague o lume. Se quiser colocar numa travessa, deve aquecê-la previamente, por exemplo com água quente durante uns minutos, para que quando transfira o risotto, este não arrefeça rapidamente;

7. Decore com cebolinho;.

Deliciem-se!!

Fonte: blog "Elvira's Bistrot"

22 de maio de 2012

Hambúrguer de frango, rúcula e ovo escalfado no pão



Quando o tempo foge a 7 pés e não há tempo para preparar uma refeição como deve de ser, mesmo assim dá para comer com a maior das gulas uma comida minimamente saudável.

Tenho hambúrgueres sempre no congelador, que compro no talho. Grelho na chapa com um pouco de sal e pimenta. Escalfo um ovo em água com vinagre e preparo umas folhinhas de alface e rúcula vindas directamente do meu quintal. É um pitéu!

Deliciem-se!!

18 de maio de 2012

Bolo Avós



Finalmente publico a mais recente criação em pasta de açúcar. Os meus avós fazem anos com 2 dias de diferença apenas. Assim fizeram uma pequena festa em casa e eu fiz o bolo de aniversário, claro.
Quem conheça fisicamente os meus avós achará muita graça porque estão lá as características. E foram essas semelhanças, assim como o gato da minha avó e um dos cães como o garrafão de vinho do meu avô que deram graça a este bolo. Então a minha avó estava mesmo como a boneca, com o seu cabelo ondulado bem branquinho, a sua saia de ganga, chinelinhos, com os seus óculos, demais :)
Diverti-me imenso a fazer este bolo, mais uma vez tive a ajuda preciosa do S. Sem ele, teria demorado mais umas boas horas!!


O massa escolhida do bolo foi o bolo formigueiro, aumentei a receita 1,5 vezes para a forma rectangular. Não cheguei a pesar este bolo, mas de certeza que ultrapassava os 3Kg.


Vou deixar agora algumas fotos de pormenores da execução do bolo.



16 de maio de 2012

Orecchiette à bolonhesa


Passados muitos meses depois de ter meo, descobri, ou melhor disseram-me que havia canais só com programas de comidas e bolos. Uau!!! É verdade sim senhora e tempo para ver aquilo tudo? Coloco tudo a gravar e no fim de semana lá vejo um episódio ou outro dos 20 que tenho para ver!! Mas a verdade é que esta receita foi retirada de um desses programas: Barefoot contessa - back to basics no canal food network.
Foi o S. quem gravou o programa e quis à força toda fazer e assim foi. Fomos comprar o manjericão e tudo porque fazia toda a diferença! A massa também quisemos manter, pois a autora dizia que esta massa, devido à sua forma aguentava muito bem o molho dentro da concha, o que a amaciava bastante. E fez sucesso, pois os meus pais chegaram das compras com uma pacote de massa igual, como quem diz: "Podes fazer novamente essa receita!"



Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
1/2 kg de carne de vaca picada
4 dentes de alho laminados
orégãos secos
sal e pimenta
1/4L vinho tinto
6 tomates congelados aos pedaços
2 colheres de polpa de tomate
250g de massa tipo orecchiette
noz moscada
manjericão fresco
natas q.b.
queijo ralado

Preparação:

1. Comece por alourar a carne no azeite, mexendo sempre até ficar solta;



2. Junte os alhos laminados, pimenta e uma boa quantidade de orégãos secos, esfregando-os um pouco nas mãos para libertar os óleos neles existentes;

3. Junte o vinho tinto e deixe a carne em lume brando até a maioria do vinho evaporar;

4. Junte o tomate aos pedaços e vá desfazendo-os com a ajuda da colher de pau. Adicione a polpa de tomate e misture;

5. Tempere de sal e adicione novamente pimenta. Misture tudo;

6. Coza a massa de acordo com as instruções do pacote;

7. Junte à carne um pouco de noz moscada;

8. Acrescente duas colheres de sopa de natas e mexa;

9. Junte queijo ralado e misture;

10. Mesmo antes de retirar do lume, adicione algumas folhas de manjericão cortadas;

Deliciem-se!!

Fonte: Programa "Barefoot contessa - back to basics"

14 de maio de 2012

A vossa escolha #2 Torta com morangos e chantilly


Ora finalmente fica aqui a publicação das fotos e da receita da rúbrica a vossa escolha. E desde já um muito obrigado aos que votaram, é sempre bom ter a vossa companhia nas minhas criações. Confesso que esta torta seria a última das minhas opções, apenas porque achava que não é nada de novo, mas ainda bem que foi esta a receita que ganhou, pois acabei por fazê-la, claro, e nunca, mas nunca, pensei que uma simples torta de morangos e chantilly fosse tão deliciosa!!



A escolha foi entre:
- tarte banoffee
- tarte de limão e chocolate
- Bolo de chocolate e banana
- torta com morangos e chantilly

Todas as receitas são da Leonor de Sousa Bastos, autora do blog que eu AMO: Flagrante delícia

Aqui fica a receita que cumpri praticamente toda à risca, apenas não deixei arrefecer totalmente como ela indicava. As receitas da Leonor são mais que perfeitas, então não me atrevo a inventar :)

Ingredientes:
50g de farinha
1 colher de chá de fermento
4 ovos
75g de açúcar
200 ml de natas para bater fria com cerca de 30% de matéria gorda
50g de açúcar em pó
250g de morangos cortados
açúcar em pó para polvilhar


Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC;

2. Unte e forre o tabuleiro do forno com folha de papel vegetal;

3. Peneire a farinha com o fermento;

4. Bata as claras em castelo e adicione aos poucos o açúcar, até estar dissolvido;

5. Bata as gemas até que tripliquem de volume até que fiquem espessas e esbranquiçadas;

6. Misture 1/3 das claras com as gemas;


7. Misture a farinha, aos poucos, com cuidado;

8. Incorpore as restantes claras em 2 vezes, tentando com que a massa perca o mínimo de volume;

9. Espalhe a massa uniformemente no tabuleiro e alise com uma espátula (a massa deve ficar com cerca de 1.5 cm de altura);


10. Coza durante cerca de 7 minutos;

11. Retire do forno, e coloque-a em cima de papel vegetal;


12. Numa taça bem fria, bata as natas com o açúcar em pó até que fiquem bem firmes;

13. Cubra toda a superfície da torta, excepto as bordas com o chantilly e de seguida espalhe os morangos cortados por cima;


14. Enrole com cuidado a torta com a ajuda do papel vegetal e polvilhe com bastante açúcar em pó (caso a massa fique grossa, passe com o rolo da massa por cima);

15. Para decorar pode fazer um coulis de morangos. Num tacho em lume pequeno disponha alguns morangos cortados em pequenos pedaços e junte açúcar a seu gosto e triture.

Deliciem-se!!

Fonte: Blog "Flagrante delícia"


8 de maio de 2012

Batatas com bechamel e cardamomo

Estas batatas são uma outra versão das que postei aqui. Igualmente saborosas.



Ingredientes (4 pessoas):
4 batatas grandes
1 alho francês
1 pacote de 200 ml de bechamel
azeite, sal, cardamomo
queijo ralado

Preparação:

1. Coza as batatas já cortadas às fatias com espessura de 1 cm em água a ferver com sal (cozem muito mais rápido);

2. Lave e corte o alho francês às rodelas fininhas e coloque-o numa frigideira com azeite +/- 7 minutos;

3. Coloque as batatas num tabuleiro untado e disponha o alho francês por cima, polvilhe com cardamomo, regue com o bechamel. Junte queijo ralado e leve a gratinar a forno quente cerca de 20 minutos ou até a superfície se apresentar dourada;


Deliciem-se!!


3 de maio de 2012

Creme de feijão frade com bacon

Pois é, já faltava cá uma sopinha. Eu até gosto de sopa, mas têm que ser cremosas e gostosas, senão não dá vontade de comer. E esta é super diferente e tem um sabor muito característico, eu adoro. :)


Ingredientes (4 pessoas):
1 batata grande
500g de feijão frade
150g de bacon em cubos
1 chávena de arroz
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
sal q.b.

Preparação:

1. Comece por cozer num tacho a batata e noutro o arroz junto com o bacon e a folha de louro e um fio de azeite;

2. Reduza o feijão a puré juntamente com a cebola e os alhos. Reserve algum feijão frade para juntar ao creme;

3. Reserve a água onde cozeu o arroz e o bacon. Escorra a água onde cozeu a batata e reduza-a a puré e junte o puré de feijão. Em lume mínimo, vá juntando o caldo onde cozeu o arroz e o bacon até o creme ficar  caldoso;

4. Quando achar que tem o creme no ponto desejado, junte-lhe o arroz, o bacon e o restante feijão. Tempere de sal.

Deliciem-se!!

Fonte: Retirada de uma revista Teleculinária (não sei o ano)