Páginas

30 de abril de 2012

Barrinhas streusel de maçã

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

Pois é, na dança tanto me diziam, quando trazes umas coisinhas doces para provarmos? Até que fiz e levei!







Ingredientes:
125g de manteiga sem sal
2 maçãs cortadas aos cubos
2 colheres de sopa de sumo de limão
125g de açúcar amarelo
1 colher de chá de extracto de baunilha
2 ovos batidos
150g de farinha

cobertura:
40g de amêndoa picada
40g de farinha
40g de açúcar amarelo
1/2 colher de chá de canela
30g de manteiga sem sal

Preparação:

1. Aqueça previamente o forno a 180ºC. Unte e forre com papel vegetal um tabuleiro de 28x18 cm ( o meu tabuleiro era um pouco mais pequeno, por isso as barras ficaram mais fofas, mais ao estilo de bolo). Salpique as maçãs com sumo de limão;


2. Bata a manteiga, o açúcar e o extracto de baunilha até ficar cremoso e pálido. Gradualmente deite os ovos, batendo a cada adição;


3. Peneire a farinha e incorpore-a na misture, depois envolva as maçãs. Espalhe a massa pelo tabuleiro;


4. Para a cobertura, misture os ingredientes até obter uma textura granulosa, espalhe por cima da massa do bolo e leve ao forno, previamente aquecido, durante 55 minutos, até ficar firme e dourado;


5. Corte o bolo em barras e sirva frio ou morno;


Deliciem-se!!

Fonte: livro "Pastelaria passo a passo"

27 de abril de 2012

Lacinhos com frango e alho francês

Finalmente tenho um bocadinho para publicar receitas que já fiz a algum tempo. O tempo na cozinha também tem sido pouco e o pouco que se cozinha são receitas repetentes como esta. Fiz em duas formas pequenas e foram ambas para oferecer, uma delas à minha mãe que esteve internada mas que já está de volta. E este fim de semana faço novamente porque realmente adoro este bolo e mal o provei.

A receita de hoje é da minha autoria, não tem nada de especial, foi feita rapidamente, pois assim o tempo o exigia e nada melhor do que massa para ser bom e rápido :)


Ingredientes (2 pessoas):
2 bifes de frango grelhados
massa de lacinhos para 2 pessoas
1 alho francês pequeno
1 lata de cogumelos pequena
1/2 cebola
pimenta branca, sal, pimenta rosa e salsa q.b.
2 colheres de sopa de natas light
2 colheres de sopa de molho teriaky

Preparação:

1. Coza a massa em água com sal e um fio de azeite e escorra-a reservando;

2. Faça um refogado em azeite com a cebola cortada em meias luas. Junte rodelas de alho francês e posteriormente os cogumelos. Tempere com sal e pimenta branca. No final junte as natas e o molho teriaky;

3. Disponha a massa e carne já cortada aos cubos num prato, coloque no centro o molho de alho francês e decore com salsa e pimenta rosa.


Deliciem-se!!

20 de abril de 2012

Bolo Viola

Finalmente consigo publicar o último bolo da saga. O bolo foi para um menino que anda a aprender viola, daí o motivo do bolo ser uma viola, e obviamente tinha de ter um bonequinho :)
A parte mais difícil era mesmo a viola, porque ela iria ficar recortada a acompanhar a forma redonda do bolo, e tinha de ficar com as proporções e a forma mais ou menos correcta de modo a perceber-se o que era. Para este bolo tive a ajuda do S., depois de uma tentativa minha de recortar a viola, foi ele que recortou a que está no bolo, fez as estrelinhas da guitarra, recortou as letras para o nome do aniversariante, e um pormenor muito importante, as sobrancelhas do boneco :)
O bolo que fiz, foi o bolo formigueiro.






Espero que tenham gostado!

15 de abril de 2012

Bolo bailarina dourada

Então aqui fica o segundo bolo para a mesma aniversariante que teve o bolo da coroa. Este foi o meu pai que me pediu para fazer para oferecer como presente. Penso que optaram por colocá-lo na mesa de festa em casa.
No princípio não era para fazer nenhuma espécie de boneco...seria um bolo de dois andares simples e elegante... mas como os miúdos gostam é da bonecada e ela anda no ballet, lá andei eu horas e horas a pesquisar bailarinas! E não é que ficou bem gira e super engraçada?


Para o bolo de baixo, fiz também o bolo de chocolate, dose e meia, recheado com doce de leite (podem ver aqui) e para o de cima fiz um bolo de laranja, que nunca tinha feito. Optei por uma receita da leonor de sousa bastos, assim tinha a certeza que ficaria delicioso!

Receita para o bolo de laranja:
1 iogurte natural
120g de azeite
180g de farinha
1 colher de chá de fermento
180g + 60g de açúcar
2 ovos separados
sumo e raspa de laranja

Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC e untar a forma. A quantidade apresentada é para uma forma rectangular de 28x24 cm, eu para a minha forma circular de 18 cm, cortei 1.5 na quantidade dos ingredientes, mas penso que poderia ter feito no total, pois o bolo nem cresceu muito;

2. Misture o azeite, o iogurte, as gemas, o sumo e a raspa de laranja, a farinha e os 180g de açúcar, até que esteja um preparado homogéneo;

3. Bata as claras em castelo e adicione o restante açúcar até que obtenha uma consistência bem firme;

4. Envolva as claras em castelo muito cuidadosamente com a colher de pau ou uma espátula;

5. Verta a massa na forma e deixe cozer durante 30 minutos ou até que um palito saia seco. Desenforme quando estiver frio.


Foi muito divertido fazer o bolo, sobretudo a bailarina, a minha mãe acompanhou o processo, e ela que nem gosta de pastelaria, ajudou a fazer pequenas coisas, como por exemplo o cabelo. Ela só conseguia fazer fios de cabelo bastante compridos, por isso coloquei-os atrás e a bailarina ficou com um cabelo estrondoso :)
Ah, o lacinho no cabelo da bailarina também foi autoria da minha mãe :)


Confesso que o mais simples que o bolo tinha, que são os fios circulares à volta do bolo, também não se mostraram serem tão simples de executar...têm de ser bastantes compridos, ficarem redondinhos e não se partirem... (pois, pois).

Mas no final, todo o conjunto ficou amoroso, espero que a Lea tenha gostado, eu e toda a gente cá em casa ficámos muito contentes com o resultado e agora, cada vez que revejo os bolos decorados de outras pessoas que aparentemente parecem simples...a verdade é que não o são, pelo menos para mim. Dou muito mais valor às pessoas que o fazem e os preços são mais que justos!!

Bolo Coroa

Este bolo foi a minha primeira encomenda a sério :) Isto porque as minhas primeiras encomendas foi o meu pai que fez, não havia tanta pressão. Embora tenha tentado escolher algo fácil, ao mesmo tempo queria fazer algo de especial, até porque os aniversariantes já estão habituados a terem bolos super giros e eu não queria que fosse uma desilusão para eles! Então, foram muitas horas de pesquisa, na internet, de blogues de cake designers para me inspirar, procurar tutoriais para aprender fazer folhos, bonecos, etc...comprei revistas, livros, li e reli, vi fotografias e mais ou menos o que tinha acabado por escolher, tal como esta linda coroa, achava eu que seria acessível fazê-la...como podem ver pelas fotos, ela ficou feita, mas se pensam como eu, "ah, é só fazer ésses (S)", pois é, então vão fazê-los, todos bem roladinhos, todos do mesmo tamanho e encaixa-los e depois a coroa ficar em pé...é dose!!! ( E pediram para fazer outra!! OMG)


Este bolo foi para levar para a escola, por isso foi pedido para ser feito numa forma rectangular para ser mais fácil dividir. É um bolo de chocolate, dose e meia da receita que fiz para o bolo de São Valentim sem recheio. A base foi ligeiramente grande, mas o tamanho a baixo parecia-me muito à justa e eu gosto de forrar a base para colocar ou a vela, nome, alguns enfeites, acho mais bonito. Era suposto ter escrito parabéns, mas o meu cortador de letras não me estava a ajudar e escrevi apenas o nome da aniversariante que graças a deus era bem pequeno! :)


Como já referenciei em cima, vou ter de fazer nova coroa, pois, na escola comeram-na e a aniversariante queria guardá-la, então entretanto vou ter de fazer novamente.




Espero que tenham gostado, embora tivesse dado imenso trabalho, muitas horas em pé na cozinha, porque foram 3 bolos para fazer na mesma semana, sendo um deles de dois andares, eu gostei imenso do trabalho final e fiquei satisfeita, mesmo com as imperfeições e coisas que não saem bem em casa e no workshop era super fácil, estou pronta para mais ;)

Que venham novas encomendas!!

12 de abril de 2012

Palitos vienenses

Deixo-vos hoje uma receita destes biscoitos que um fim de semana destes levei para casa de uns colegas quando fui lá almoçar. Uma boa lasanha, diga-se de passagem.
Teoricamente, esta receita é muito fácil, teoricamente...é necessário ter um pouco de destreza e força para o saco de pasteleiro e o chocolate cola e depois descolar?! Está claro, os bolos partem-se!! Esta massa é muito leve e amanteigada, bem ao gosto do S. que desta vez nem os chegou a provar.É o acompanhamento perfeito para o chá ou café.






Ingredientes:
125g manteiga sem sal à temperatura ambiente
25g açúcar em pó
1/2 colher de chá de extracto de baunilha
1/4 de colher de chá de fermento
125g de farinha
40g de Maizena
1 colher de sopa de leite


Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 170ºC. Parta a manteiga aos pedaços e bata-a até ficar macia;

2. Peneire o açúcar em pó, adicione a baunilha e continue a bater até obter uma mistura cremosa;


3. Peneire o fermento, a farinha e a Maizena;

4. Adicione o leite e mexa sem bater, envolvendo bem os ingredientes;

5. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal. Coloque a massa no saco pasteleiro. (é mais fácil abri-lo dentro de um copo grande;


6. Disponha a massa em tiras com o bocal em forma de estrela para adquirir a forma característica destes biscoitos;


7. Leve ao forno 7 a 8 minutos, até ficarem dourados. Deixe arrefecer 5 minutos antes de os transferir para a rede. Derreta o chocolate;


8. Forre novamente o tabuleiro (não forrei, daí terem-se apegado todos), mergulhe as pontas dos biscoitos, deixando escorrer o chocolate e coloque-os sobre o tabuleiro para secar;



Deliciem-se!!

Fonte: Fascículo 13 da colecção delícias no forno

5 de abril de 2012

Pavlova de chocolate



Finalmente deixo-vos esta receita, muito fácil de fazer, com claras. Mais uma vez, antes tinha feito o pão de ló de Alfeizerão e com as claras fiz esta magnífica sobremesa.

Só para que conste, a pavlova deve ficar mais branquinha, o que eu deveria ter feito, era ter colocado uma folha de alumínio por cima. Esta sobremesa foi inspirada nos anos 30 para homenagear uma famosa bailarina Anna Pavlova. E a delicadeza da bailarina é mostrada pelo merengue encapelado e macio.




Ingredientes:
6 claras
300g de açúcar
2 colher de chá de vinagre branco
2 colher de chá de Maizena

Recheio:
1/2 tablete de chocolate culinário
1/2 pacote de natas
amêndoa q.b.


Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 140ºC. Use um prato para se orientar e desenhe um círculo para numa folha de papel vegetal para levar ao forno. Vire o papel ao contrário e forre o tabuleiro;



2. Deite as claras numa tigela de vidro limpa e seca e bata-as em castelo até formar pequenas cristas. Adicione metade do açúcar e bata o merengue até ficar firme;



3. Gradualmente, misture o restante açúcar, depois o vinagre e a maizena;

4. Coloque o merengue no tabuleiro de forno e  espalhe-o dentro do circulo que desenhou. Leve a cozer durante uma hora ou até formar uma crosta por fora mantendo o interior macio;

5. Utilize uma espátula de metal comprida para ser mais fácil retirar a pavlova do papel e colocar no prato e começar a decorar;


6. Para o recheio, faça uma ganache de chocolate. Derreta o chocolate juntamente com as natas no microondas e espalhe sobre a pavlova, decore com a amêndoa triturada.

Deliciem-se!!

Fonte: Fascículo 2 "Delícias no Forno"