Páginas
▼
31 de agosto de 2013
Picanha, fruta grelhada e feijão preto
Hoje vou aproveitar e ir à praia. Gosto de ler deitada na toalha a ouvir o bater das ondas e sentir a maresia. Depois apetece-me algo leve, que saiba a verão para comer.
Foi o que aconteceu no dia desta deliciosa refeição. Vínhamos da praia e apetecia-nos picanha grelhada, e eu lembrei-me logo do acompanhamento fantástico de frutas grelhadas e do feijão que vira no blogue Come, bebe, sorri e ama.
À fruta grelhada ainda acrescentei a curgete. Os meus pais nunca pensariam comer a fruta assim, mas foi uma agradável surpresa. Adorámos todos esta refeição.
Ingredientes (3 pessoas)
4-5 fatias de picanha
1 pêssego (partido em 4)
2 rodelas de abacaxi
4 rodelas de curgete
1 lata pequena de feijão preto
1/2 cebola
1 alho
1 folha de louro
2 c. sopa de polpa de tomate
3 gotas de molho picante
1/2 chouriça
sal
azeite
Preparação:
1. Comece por fazer o feijão. Pique o alho e a cebola e leve ao lume com azeite e o louro;
2. Quando a cebola estiver refogada, adicione a polpa de tomate;
3. Junte a chouriça às rodelas e o molho picante;
4. Adicione o feijão e deixe apurar;
5. Com a fruta e a curgete já pronta, disponha no grelhador;
6. Grelhe a picanha apenas com sal.
Deliciem-se!
Fonte: Blogue Come, bebe, sorri e ama
25 de agosto de 2013
Bolo dança
Penso que haja alguém que tenha reparado que as publicações têm sido mais espaçadas. A verdade é que há três semanas só fiz um bolo (um pedido) e pouco mais. O que tenho para publicar são coisas que fiz no início do mês.
Esta mudança deve-se a trabalho, horários que me esgotam completamente o dia, fins de semana incluídos, nas folgas ou há mais trabalho ou praia para aproveitar enquanto se pode.
Os meus pais andam em aulas de danças latinas e então pediram-me para fazer um bolo para a professora que fazia anos. A massa escolhida cá em casa é sempre formigueiro de coco. Sempre elogiado!
A decoração não ficou perfeita, a quantidade de creme de manteiga deveria ter sido maior para uma melhor cobertura. Mesmo assim o resultado foi elegante e feminino como esperava.
A silhueta da bailarina foi feita em pasta de açúcar e pintada com corante em pó.
Espero que tenham gostado.
16 de agosto de 2013
Mini bolos camafeu
Adoro mini bolos. São amorosos, feitos com pequenos detalhes, pequenas decorações, perfeitos para oferecer.
E foi mesmo esse o propósito, uma pequena oferta cheia de sabor para o aniversário de uma amiga.
Foi mais um pequeno sucesso :)
Fiz a receita de café, acho que 1/4 da receita. Recheei com o doce de ovos que me tinham dado, cobri com pasta de açúcar. O camafeu é feito com molde em pasta de flores e os apontamentos em glacé.
Espero que tenham gostado deste pequeno mimo.
Fonte de inspiração design: Fascículo nº8 da Pastelaria Criativa
9 de agosto de 2013
Bolo e bolachas - baptizado da Margarida
O meu primeiro bolo de 3 andares!!
As bolachinhas fiz para oferecer à cliente.
Fiz as bolachas baseado no design do bolo e quis colocar uma fita em algumas delas porque acho que dá um ar muito elegante e mimoso.
Digam lá da vossa justiça, não estão lindas? ;)
Agora vamos ao bolo, 3 andares, não completamente direitinhos (nunca consigo), a base é bolo de ananás, o tal que experimentei para ver como ficava e não fiquei muito confiante (mas saiu super bem e não baixou). Os outros são bolos de chocolate. Os recheios são creme de ananás e creme de frutos vermelhos.
Para a decoração fizemos algumas 300 flores! E atenção, que cada flor é composta por uma amarela e outra cor de rosa, por isso é a dobrar...claro que tive uma
Cara de felicidade! ;)
Vamos aos pormenores do bolo.
No fim, a cliente disse-me que o bolo se comeu todo, não sobrou nadinha. O que me deixou muito feliz :D
Aqui está uma foto enviada pela cliente:
O design foi inspirado numa criação de The Pastry Studio.
Espero que tenham gostado deste delicado design, onde as peças chave são os motivos em hexágono adornado com pequenas flores de duas cores com pormenores em glacé.
5 de agosto de 2013
Ruffle cake de café
Não, não fui de férias, apenas tive aí uns dias de mais azáfama e outros de pura preguiça.
Este foi o bolo que fiz para o aniversário do meu pai.
Enquanto o ano passado fiz-lhe dois para ele levar para o trabalho e para o ginásio, este ano foi apenas para marcar a data e para o pessoal de casa ou quem aparecesse.
Há mais de um ano (desde que vi no blogue do lume brando) que ando a aguardar pelo momento oportuno para fazer um ruffle cake. Isso quer dizer, ter o bico certo, o momento oportuno, um bocadinho de destreza (pouca muito pouca) com o saco de pasteleiro entre outras.
Uma colega minha estava a fazer a colecção Pastelaria Criativa, e vi que num dos fascículos vinha lá esse bolo e a oferta era precisamente o bico para o efeito pretendido.
Aproveitei a oportunidade também para testar mais uma receita, desta feita um bolo de café do livro Momentos doces da cake designer Mafalda Matias. Delicioso!
Ingredientes:
Massa
250g manteiga (à temperatura ambiente)
250g açúcar
200g farinha
1 c. chá fermento
1 café forte
6 ovos
Creme de manteiga de café (dupliquei a receita e não chegou)
115g manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
225g açúcar em pó
3 a 4 c. sopa de café forte
Preparação:
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de 17 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha;
2. Bata as claras em castelo e reserve. Na batedeira, trabalhe um pouco a manteiga. Junte o açúcar e o café e bata novamente. Junte as gemas, uma a uma, e continue a bater até obter uma textura cremosa e homogénea. Adicione a farinha peneirada, previamente misturada com o fermento, e bata na velocidade mínima apenas para incorporar. Envolva as claras em castelo;
3. Deite 2/3 da massa na forma e alise com uma espátula. Leve ao forno por 35-40 minutos até o bolo ficar dourado e cozinhado no interior (quando um palito inserido no centro sair limpo). Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer totalmente. Faça o mesmo processo para a restante massa, o tempo de cozedura será menor;
4. Para a cobertura, bata a manteiga. Adicione o açúcar em pó aos poucos e bata novamente. Junte o café e continue a bater até obter uma textura cremosa;
5. Com a ajuda de um nivelador de bolos ou com uma faca de serrilha, corte a crosta que se formou no topo dos dois bolos, deixando-os lisos por cima. Corte o bolo mais alto ao meio, ficando assim com 3 camadas de bolo;
6. Para montar, coloque a camada inferior do bolo mais alto sobre um prato de servir. Coloque um pouco de recheio (usei creme de ovos já feito que me ofereceram) e espalhe com uma espátula. Repita o processo com a segunda camada de bolo. Termine o bolo com a terceira camada virada ao contrário;
7. Coloque creme a toda à volta do bolo e na superfície e alise com uma espátula. Assim o bolo fica pronto a ser decorado. Deixe o bolo repousar 15 minutos para que se forme uma ligeira crosta antes de avançar;
8. Para facilitar o processo, pressione uma régua ou uma espátula, na vertical, para marcar uma linha, deixando um intervalo de 3 cm entre elas. Estas colunas serão úteis para aplicar os folhos de creme;
9. Coloque o bico em forma de pétala num saco de pasteleiro grande e encha-o até metade com o creme. Aperte o saco para o creme descer e experimente primeiro num recipiente. Como vêem, isto pode acontecer e aconteceu inclusive no bolo, em que tive de retirar o creme com a espátula e recomeçar. Há quem diga que é muito fácil, mas eu tive as minhas dificuldades;
10. Coloque o bico junto à base do bolo e aperte o saco e faça movimentos da esquerda para a direita sucessivos ao longo de cada coluna até ao cimo;
11. Para as bandeiras, inspirei-me nas que vi no blogue Petiscos e miminhos.
Deliciem-se!!
Fonte: receitas no livro Momentos Doces da Mafalda Matias e decoração no fascículo nº7 da colecção Pastelaria Criativa.