Curiosamente e contra todas as expectativas, no mês passado tive 3 bolos para entregar no mesmo dia! E notem que não são 3 bolinhos normais, foram 3 bolos decorados com pasta de açúcar, cada um com o seu tema específico, cada um com as suas especificações.
Apresento-vos hoje o primeiro bolo desta saga. O bolo BTT foi um pedido de uma colega da dança para o aniversário do seu marido que faz BTT. Os próximos serão um bolo para uma rapariga comemorar os seus 16 anos e o último da saga foi para uma despedida de solteira. Aguardem ;)
O nome saga para a presentar estes 3 bolos não é em vão. Ter 3 pedidos para o mesmo dia requer algumas horas de pesquisa, de estudo, de desenho no papel. Requer escolher as massas e recheios dos bolos, saber para quantas pessoas se destinam. Requer avaliar o tamanho da forma para aos respectivos bolos, supor com que altura saírão os bolos para a decoração. Requer ainda contabilizar as quantidades de ingredientes, pasta e quais os acessórios necessários.
Se por um lado há muito trabalho na preparação, por outro há mais ainda na execução. Como devem aperceber-se, não é de ânimo leve que se concluem 3 projectos destes para o mesmo dia.
O grande desafio para este bolo foi fazer a bicicleta, tive quase, quase a desistir. Eu também quis fazer logo uma bicicleta em pé, quando é mais fácil de a fazer deitada no chão.
Comecei por usar pasta de pastilhagem, que é uma pasta que seca muito rápido!! Quando tinha os vários componentes feitos e fui colá-los uns aos outros, começaram a rachar acabando por quebrarem-se (sobretudo as rodas).
Tive um dia inteiro (sem tirar nem pôr), a fazer a bicicleta. Voltei a fazer a bicicleta com pasta normal com bastante CMC. No fim arranjei um pouco de esferovite alto e pendurei as rodas e as restantes partes com a ajuda de palitos e colei com cola comestível, ficou a secar pendurada.
Deve de haver uma maneira mais fácil. Aliás, falei com uma formadora e com a pasta de pastilhagem deveria ter resultado...
E assim se passou um dia até à meia noite a fazer a bicicleta!!
Agora mostro-vos como fiz o ciclista:
1. Rolar duas pequenas bolas de pasta preta e com o boleador pequeno abrir a pasta para colocar as pernas;
2. A partir de uma bola de pasta preta fazer uma pêra e cortar ao meio para fazer os calções;
3. Com um pau de espetada, suportar o boneco por uma das pernas;
4. Fazer um rectângulo com pasta branca para a camisola;
5. Rolar duas salsichas do mesmo tamanho, numa das pontas abrir com o boleador pequeno para as mãos e na outra ponta achatar ligeiramente para juntar ao corpo.
O resto da decoração no bolo foi feita com pintura na pasta de açúcar e alguns pormenores em relevo. Os tufos de relva foram feitos com o esmaga alho.
Espero que tenham gostado!!
Ah e já agora tenho esta foto num passatempo a concorrer a melhor foto:
Por isso se quiserem votar é só clicar aqui (autora Filipa Lemos).
Ah e já somos 500 no facebook!! :D