30 de novembro de 2012

Bolo BTT (A saga)


Curiosamente e contra todas as expectativas, no mês passado tive 3 bolos para entregar no mesmo dia! E notem que não são 3 bolinhos normais, foram 3 bolos decorados com pasta de açúcar, cada um com o seu tema específico, cada um com as suas especificações.


Apresento-vos hoje o primeiro bolo desta saga. O bolo BTT foi um pedido de uma colega da dança para o aniversário do seu marido que faz BTT. Os próximos serão um bolo para uma rapariga comemorar os seus 16 anos e o último da saga foi para uma despedida de solteira. Aguardem ;)

O nome saga para a presentar estes 3 bolos não é em vão. Ter 3 pedidos para o mesmo dia requer algumas horas de pesquisa, de estudo, de desenho no papel. Requer escolher as massas e recheios dos bolos, saber para quantas pessoas se destinam. Requer avaliar o tamanho da forma para aos respectivos bolos, supor com que altura saírão os bolos para a decoração. Requer ainda contabilizar as quantidades de ingredientes, pasta e quais os acessórios necessários.

Se por um lado há muito trabalho na preparação, por outro há mais ainda na execução. Como devem aperceber-se, não é de ânimo leve que se concluem 3 projectos destes para o mesmo dia.


O grande desafio para este bolo foi fazer a bicicleta, tive quase, quase a desistir. Eu também quis fazer logo uma bicicleta em pé, quando é mais fácil de a fazer deitada no chão.

Comecei por usar pasta de pastilhagem, que é uma pasta que seca muito rápido!! Quando tinha os vários componentes feitos e fui colá-los uns aos outros, começaram a rachar acabando por quebrarem-se (sobretudo as rodas).

Tive um dia inteiro (sem tirar nem pôr), a fazer a bicicleta. Voltei a fazer a bicicleta com pasta normal com bastante CMC. No fim arranjei um pouco de esferovite alto e pendurei as rodas e as restantes partes com a ajuda de palitos e colei com cola comestível, ficou a secar pendurada.


Deve de haver uma maneira mais fácil. Aliás, falei com uma formadora e com a pasta de pastilhagem deveria ter resultado...

E assim se passou um dia até à meia noite a fazer a bicicleta!!

Agora mostro-vos como fiz o ciclista:

1. Rolar duas pequenas bolas de pasta preta e com o boleador pequeno abrir a pasta para colocar as pernas;


2. A partir de uma bola de pasta preta fazer uma pêra e cortar ao meio para fazer os calções;


3. Com um pau de espetada, suportar o boneco por uma das pernas;


4. Fazer um rectângulo com pasta branca para a camisola;


5.  Rolar duas salsichas do mesmo tamanho, numa das pontas abrir com o boleador pequeno para as mãos e na outra ponta achatar ligeiramente para juntar ao corpo.


O resto da decoração no bolo foi feita com pintura na pasta de açúcar e alguns pormenores em relevo. Os tufos de relva foram feitos com o esmaga alho.

Espero que tenham gostado!!

Ah e já agora tenho esta foto num passatempo a concorrer a melhor foto:


Por isso se quiserem votar é só clicar aqui (autora Filipa Lemos).

Ah e já somos 500 no facebook!! :D

27 de novembro de 2012

Bolo tons de Outono


Hoje apresento-vos um bolo que fiz para oferecer a uma senhora, ela adorou o bolo. Tanto por fora como por dentro, pediu-me a receita e tudo! :)


Um bolo em tons neutros, em bege, castanho e branco. Uma decoração simples com um toque feminino e elegante.


Já tenho este bolo no face a algum tempo e foi muito elogiado. Espero que os seguidores do blogue também gostem desta decoração. :)


Aqui em pormenor as bandeirinhas, escolhi vários padrões e imprimi em papel.


Em pormenor a decoração feita com ganache.

Podem fazer esta decoração com um bolo à vossa escolha. Eu fiz o bolo formigueiro, mais uma vez! E foi um sucesso.

1. Fiz a ganache, derretendo uma tablete de chocolate para culinária juntamente com um pacote de natas;

2. Barrei o bolo com uma camada de ganache e coloquei no frigorífico para ficar consistente. Voltei a passar nova cama da de ganache e com um raspador frisado fiz os efeitos dos riscos;

3. Com o saco de pasteleiro e um bico em estrela fiz as decorações junto à base. Com um bico redondo liso fiz as decorações em redor do bolo;

4. As flores foram feitas com pasta de açúcar e pasta de flores, cortadas com cortador de flor de 5 pétalas. As pétalas foram afinadas com o boleador. O centro da flor foi feito com ganache;

5. No fim é só decorar com as bandeirinhas que dá sempre um acabamento engraçado, original e bem fácil de fazer.

Fonte de inspiração para a decoração: Fascículo nº24 da Delícias no forno

24 de novembro de 2012

Bolo Caça e Pesca


Ora aqui está outra obra de arte! Adoro, adoro este bolo!! Uma das minhas master pieces ;)
Atenção o design não é da minha autoria mas sim da Piece o' Cake!


Foi uma encomenda de uma colega para o aniversário do namorado e ele caça aves e pesca, então durante a minha pesquisa (antes de iniciar o bolo faço sempre algumas horas de pesquisa de bolos, dos temas de desenhos de tutoriais, etc) dei de caras com este bolo e disse: "É este"!!


O bolo de um lado apresenta o tema caça e do outro apresenta o tema pesca. Fiz poucas alterações ao design original. Pela primeira vez pintei em pasta de açúcar! Dei movimento às aves. Adorei fazer este bolo. Ainda bem que a minha colega me deixou fazer o que pretendi :)


O bolo de baixo é de chocolate e o de cima é o formigueiro (para variar), com recheio de creme (já não me lembro bem qual...).


Os meus passarinhos a voarem sobre o céu azul!! :)


Com sobras do bolo fiz estrelinhas com um cortador desse formato e passei por cima fios de chocolate com corante azul. Foi um um miminho meu.


Fiz também cakepops a pedido da minha colega e decorei com pedras de açúcar amarelo e azul para condizer com o bolo. As mesmas pedras também decoraram a base do bolo e os números. Os materiais, desde a pasta, corantes, chocolate para derreter comprei na Arteirices Gulosas.




Agora vou deixar-vos alguns passos do que fiz:

1. Depois de frio o bolo, cortei com o meu novo cortador, mais certinho do que a faca de serrilha;


2. Cobri com a ganache de chocolate antes de colocar a pasta de açúcar;


3. Pintei com corante em vodka;


4. Fiz as fitas de acabamento e com a esteca da imagem e fiz o efeito relva;


5. Aqui estão as imagens que escolhi na net para fazer as decorações;


6. Passei o desenho para a pasta apenas com o rolo;


7. Deixei secar em cima da forma para já ter a curvatura ideal;


8. Fiz as escamas dos peixes e deixei secar as aves com as asas para cima para dar o efeito de voo.




Espero que tenham gostado deste meu bolo, eu adorei fazer e ver o resultado final encheu-me de orgulho ;)

Obrigada por me acompanharem :)

21 de novembro de 2012

Bolo Saint Honoré


Sensacional à vista e ao paladar! Uma autêntica coroa de glória!

A mãe do S. fez anos. Ela viveu grande parte da sua vida em França, adora a pastelaria francesa (assim como o S.) e é uma "pasteleira" de mão cheia!


A minha mãe ainda me deu uma ideia de fazer um bolo decorado com pasta de açúcar com uma torre Eiffel. Eu pensei logo "boa, mais um para eu praticar".


Mas aí o S. disse que não valia a pena. O que ela gosta é da pastelaria francesa. No cake alive uma formadora disse que em França esta arte não tem muita saída, porque eles ligam mesmo é ao gourmet!!

E assim foi!! Escolhi esta receita tipicamente francesa! E ainda bem que há gostos diferentes porque é disso que eu gosto, de fazer diferente e não repetir o mesmo (salvo em raras excepções quando o S. me chateia muito!! ;) )


Este bolo consiste numa base de massa quebrada com um anel de profiteroles recheados com um leve e suave creme de pasteleiro e ovos batidos conhecido como creme Chiboust e decorado com brilhantes fios de caramelo.

Ingredientes:
1 base de massa quebrada

Profiteroles - massa de fartos (pate-a-choux):
140g de farinha
pitada de sal
4 ovos, ligeiramente batidos
300ml de água fria
115g de manteiga aos pedaços
1 ovo batido com 2 colheres de sopa de leite para a cobertura

Creme (dá um tacho):
215g de açúcar
6 gemas
60g de farinha
pitada de sal
750ml de leite quente, levado ao lume a ferver com uma vagem de baunilha
1 folha de gelatina dissolvida em água fria
6 claras

Caramelo:
225g açúcar
100ml água

Para a massa de fartos



Para o creme
Preparação:

1. Pré aqueça o forno a 200ºC;

2. Peneire duas vezes a farinha;

3. Leve a manteiga e a água ao lume para ferver e depois, deite a farinha de uma só vez e o sal. Bata com uma batedeira eléctrica ou com uma colher de pau em lume brando até a massa se separar das paredes da caçarola;


4. Deixe arrefecer 10 minutos antes de deitar os ovos, um pouco de cada vez. Misture suavemente até obter uma massa suficientemente espessa para formar pequenos montes. Embrulhe a massa em película aderente ligeiramente polvilhada com farinha e coloque no frio durante cerca de 30 minutos;

5. Disponha a massa quebrada sobre um tabuleiro com papel vegetal e pique-a com um garfo. Com um saco de pasteleiro disponha um anel de massa em redor do círculo de massa quebrada. Leve a cozer cerca de 30 minutos até ficar dourado;


6. Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque-o dentro de outro com água de modo a criar vapor dentro do forno, o que ajuda a massa a subir. Com o saco pasteleiro com um bico largo (eu não coloquei nenhum) dispor cerca de 16 porções e pincele com a gema de ovo e leite. Coza cerca de 30 minutos até ficarem estaladiços e dourados;


7. Faça um pequeno buraco na base de cada bolinho (eles devem estar ocos) e deixe arrefecer, quando estiverem frios recheie com o creme;

8. Para o recheio, misture 175g de açúcar e as gemas até obter uma massa espessa e cremosa. Junte a farinha e uma pitada de sal. Deite o leite quente, mantendo o lume brando durante 2 minutos e mexendo sempre. Passe por um coador;

9. Junte a gelatina amolecida ao creme quente e deixe arrefecer. Bata as claras em castelo com o restante açúcar e adicione ao creme;


10. Faça o caramelo, dissolva o açúcar na água e deixe ferver até ficar dourado;

11. Recheie os profiteroles com o creme e cole-os sobre o anel da base com o caramelo;

12. Espalhe o creme no centro do anel de massa e coloque no frigorífico para ganhar consistência;

13. Para a decoração disponha fios de caramelo numa folha de papel vegetal e deixe endurecer. Retire-os da folha e disponha-os no bolo.



Deliciem-se!!

Fonte: Fascículo nº1 da colecção Delícias no forno





19 de novembro de 2012

Bolo Coração mini pérolado


Esta receita não é nova, mas queria deixar publicado o resultado dela em conjunto com os cakepops que alegraram uma mesa de festa. Mais especificamente para um baptizado de uma menina, claro está ;)


Adoro esta foto (cima), é a minha favorita!
Eu tenho montes de receitas para publicar, até podia publicar uma por dia à vontade. O problema é que é preciso tempo para fazer as publicações e fazer a edição das fotos, que acho fundamental para dar uma beleza especial à receita.


E quem tem feito a edição das fotos é o S., como eu já mencionei. E ele tem tido muito pouco tempo, mesmo ao fim de semana tem sido complicado.
Agradeço mais uma vez a paciência que ele tem com os meus pedidos ;)


O bolo e o recheio é o dobro desta receita. A decoração foi feita com açúcar em pó e o coração foi feito como nesta receita aqui.

Os cakepops são feitos com chocolate branco. Mas existem duas qualidades diferentes, uns são com o chocolate da Pantagruel (mais difícil de mergulhar os cakepops pois é mais espesso) e o outro eu comprei aqui e é muito fácil!!

E pronto, qualquer questão estejam à vontade!!

Deliciem-se!

14 de novembro de 2012

Carne picada enlaçada


Mais um prato rápido, o que equivale dizer mais um prato de massa. E espantem-se, mais um prato  da autoria do S: ;)



Ingredientes (4 pessoas):
400g de carne de vaca picada
massa (farfalle) q.b.
1 cenoura
1 alho francês
1/2 pimento vermelho
1/2 cebola
1 lata de cogumelos laminados
1 raminho de salsa
vinho branco q.b.
1/2 pacote de polpa de tomate
sal e pimenta q.b.

Preparação:

1. Aloure a carne em azeite. Regue com o vinho branco em lume forte e deixe evaporar. Adicione a polpa de tomate;

2. Coza a massa conforme as instruções do pacote;

3. Numa frigideira refogue a cebola picada, o alho francês e a cenoura cortados em rodelas bem finas;

4. Adicione o pimento cortado aos cubos e os cogumelos. Tempere com sal e pimenta;



5. Tempere a carne com sal e pimenta. Junte o ramo de salsa picado ao preparado de legumes;

6. Sirva misturando a carne picada na massa.

Nota: O S. costuma passar a massa por água fria quando a escorre, para que esta não coza demasiado.

Deliciem-se!!