11 de dezembro de 2016
Bolo de aniversário
Este bolo já foi feito em plena primavera. Como é costume, sou eu que costumo fazer os bolos de aniversário para os avós que fazem anos com dois dias de diferença.
Já não me recordo qual foi a receita do bolo e do creme utilizados. De todas as maneiras o que eu tinha previsto por forma a decorar o bolo foi as decorações em chocolate.
Correu bem melhor do que estava à espera e fiquei encantada com o resultado e o resto do pessoal também.
Basta derreter o chocolate, colocar num saco de pasteleiro ou numa seringa de pastelaria e fazer padrões (com a atenção de não ficar com espaços grandes pois é mais fácil de quebrar) sobre uma folha de papel vegetal. Deixar arrefecer, pode levar-se ao frigorífico para ser ainda mais rápido e depois é só descolar com muito cuidado.
Espero que tenham gostado :)
4 de dezembro de 2016
Arroz de especiarias
Infelizmente já não venho aqui com a frequência de outrora. Há temporadas que uma pessoa se desdobra para poder fazer várias coisas e assumir compromissos, mas há sempre algo que tem de ficar sempre em segundo, terceiro plano.
As novas receitas, novos ingredientes, sobremesas elaboradas não têm tido sorte por aqui. Mesmo agora, que faz aquele tempo mesmo bom para estar com o forno ligado e horas na cozinha, não tem sido possível.
Mesmo assim, espero que vão espreitando as novidades que de quando em vez por aqui publico.
Nos tempos de hoje, as opções são imensas, temos tudo ao nosso alcance, a variedade é quase assustadora! Contudo há certos alimentos que se mantêm práticos e óptimos para o dia seguinte. O arroz é um desses casos.
E este arroz aromático e vibrante acaba por ser original e muito prático.
Ingredientes:
250g de arroz basmati (uma parte de arroz para uma e meia de água)
375 ml de água
2 paus de canela
1/2 c. chá de cardamomo
1/2 c. cgá de cominhos
1 c. chá de pó de caril
1 dente de alho
1 cebola
ervilhas
3 cascas de limão
coentros q.b.
óleo vegetal q.b.
azeite e sal
coentros
Preparação:
1. Aqueça o óleo vegetal com uma colher de chá de azeite numa frigideira funda. Adicione meia cebola picada, as especiarias, o dente de alho no final para não queimar e acrescente o arroz basmati;
2. Envolva tudo e deixe fritar com as cascas de limão;
3. Junte a água já quente com um pouco de sal. Quando estiver a ferver baixe o lume e junte duas mãos-cheias de ervilhas e tape. Deixe cozer entre oito a dez minutos;
4. Quando desligar o lume do arroz basmati deixe-o tapado durante 5 minutos. Retire a raspa de limão e os paus de canela antes de servir. Polvilhe com coentros frescos grosseiramente picados
Deliciem-se!
Fonte: livro "Ingrediente secreto 1"
Subscrever:
Mensagens (Atom)