25 de janeiro de 2012

Confeccionar com fermento

O fermento é um organismo vivo. Reage ao calor e à humidade, produzindo o dióxido de carbono que faz o pão crescer. No forno o fermento é destruído e a sua acção cessa.

Existem 3 tipos de fermentos:



Fermento fresco - Deve ser misturado com água tépida (nunca quente), e depois acrescentado à farinha. Utilizado para pão. Validade: Congele durante 3 meses ou conserve no frigorífico até 15 dias.

Fermento seco granulado - Antes de adicionado à farinha, é misturado com água morna e "alimentado com açúcar para o fazer levedar". Validade: Guarde-o numa caixa durante 6 meses.

Fermento de acção rápida - É o mais comum na pastelaria e o mais simples de utilizar. Basta juntá-lo à farinha e juntar algum líquido para o fazer fermentar. Validade: Considere as datas de validade do frasco.


Para fazer pão:

Deixe a farinha a levedar num local ameno, mas nunca acima dos 30ºC. O processo de levedar demora cerca de uma hora num local ameno, o volume da massa deve duplicar.

Quando a massa tiver levedado, deve ser sovada algumas vezes e deixar em repouso de novo. Este processo estica o glúten da massa, produzindo uma textura mais leve.

1 comentário:

  1. gostei muito do teu blog, muito interessante :) e gulosa como eu sou acho que me vai dar jeito :P

    http://behindcatiseyes.blogspot.com/

    ResponderEliminar