3 de dezembro de 2012

Bolo gato & corações (A saga continua)


Este bolo foi o último a ser pedido, mas como era uma coisa simples, acedi ao pedido, as condições eram: ter um gato preto e corações.


Como já tinha feito um bolo cujo topo também era um gato preto mas sentado, desta vez optei por fazer um deitado a descansar no seu tapetinho :)


Para dar um ar mais engraçado coloquei vários corações em arames de florista, algo que já queria experimentar há mais tempo.


Agora vou vos dizer uma coisa que me deixou muito em baixo sobretudo nesta saga...porque este blogue para além de colocar as minhas receitas, também serve para eu escrever aquilo que vou sentindo...

Como vocês sabem, eu não sou pasteleira, nem tenho nenhum curso de cozinha. Tenho uma afeição e uma paixão por fazer coisas novas e diferentes. Por isso eu é repetir receitas, não me dá gozo fazer uma coisa que já fiz, a não ser raras excepções claro!!

E comecei a cozinhar porque tenho alguém que adora experimentar coisas novas, porque cozinhar só para mim ou pó boneco também não me atrai.

Mais tarde veio a parte da doçaria e cada vez mais a tentar dar beleza ao bolo, etc...até que fui por acaso dar ao mundo da decoração de bolos. Em que tenho 2 Workshop feitos nessa área e não são nada baratos diga-se de passagem.

Isto tudo para dizer o quê? Que os bolos que eu faço, são os bolinhos normais que cada um de vocês fazem também em vossas casas, nos vossos fogões e como toda agente, uns às vezes saem melhores que outros, sendo as receitas as mesmas.

Por isso uma coisa que me farta e desmotiva imenso, é pedirem-me para fazer um bolo decorado com pasta de açúcar onde ponho todo o meu esforço, onde dedico horas de trabalho que nem vos passa pela cabeça (o bolo BTT finalizei-o às 4h da manhã e no dia seguinte às 9h já estava na cozinha a continuar a saga) e depois fazerem comparações com os bolos de pastelaria que não tem nada a haver e a compararem com o da vizinha ou seja o que for. É insistirem em uma determinada massa e recheio, quando eu digo que não estou acostumada, mas de todas as maneiras eu gosto de experimentar e as pessoas (dizem elas que não se importam) insistem e insistem. Para o bolo com decoração de pasta de açúcar existem massas mais apropriadas e veja-se que não são aquelas que se afundam e são tão fofas que quase esmigalham e a pasta tem que ter certas espessuras específicas por isso não me venham dizer que está muito fino ou muito grosso!! E mais, a mesma receita para 5 bolos diferentes, tenho de adaptá-la de 5 maneiras diferentes, porquê? Porque existem formas de formas variadas, porque existem bolos de tamanhos variados, porque existem bolos com alturas diferentes. Ou seja, sempre que tenho um bolo, eu tenho que adaptar a receita.

Os bolos com pasta de açúcar são diferentes, são únicos, não há nenhum que seja igual ao outro NÃO SÃO BOLOS DE PASTELARIA! Onde tudo é mecanizado, onde são aquelas quantidades e ponto final, onde as temperaturas são aquelas e ponto final.

Depois como se não bastasse, querem que seja a preços de bolo de pastelaria, ao kilo e por aí afora!! É que os bolos são todos iguais para serem contabilizados ao kg, não é??

Eu não faço negócio, faço para família, amigos e colegas que me pedem, a maioria até sou eu que tenho oferecido. Um bolo destes em termos de custos fica nos 20/25€. Por isso eu não estou a ganhar praticamente nada com isso, até pelo contrário...e se engelham o nariz com o preço, têm bom remédio, para a próxima peçam a uma pastelaria para o fazerem...

Isto só para dizer que eu os faço porque adoro, dão-me um trabalho e gastos doidos e em vez de me agradecerem, terem uma palavra de agrado, não...

E não me vou alongar mais, vocês não têm que levar com isto, mas apeteceu-me escrevê-lo aqui, no meu espaço.



3 comentários:

  1. Boa noite,
    Em primeiro lugar queria dizer que dou os parabéns pelo bolo. Está lindo, perfeito mesmo, e como cozinheira (e pasteleira) amadora sei bem o esforço que é, e o tempo que deve usar para fazer estas delícias.
    Em segundo lugar era só para deixar uma palavra de força. Quem não aprecia este trabalho deve mesmo comprar nas pastelarias, porque é normal que não seja um bolo igual, mas isso não é uma coisa má. De certeza que teve muito mais carinho do que qualquer um comprado. Por isso força e continuação. Não é todos os dias que vemos trabalho amador tão perfeito :)
    Um beijinho

    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo bolo! ficou mesmo amoroso :))
    beijinho

    ResponderEliminar