13 de janeiro de 2016

Hambúrguer clássico


Já tive alturas (tempos de escola) que adorava comer hambúrgueres, agora não tanto. Mesmo assim, já há mais de 10 anos, os meus hambúrgueres favoritos, eram com a carne picadinha do talho, mais caseiros, portanto.

Este que vos deixo hoje é um clássico, mas um clássico cheio, cheio de sabor. A receita é retirada do livro hambúrguer gourmet, um livro que superou as expectativas, pois nota-se que sabem do que falam e ensinam tudo, todos os truques, todas as maneiras.

Mesmo sem grandes utensílios conseguimos fazer um belo do hambúrguer em casa que bate a maioria dos que são servidos por aí afora.

Talvez um dia tente fazer também a receita do pão, o livro também explica todo o tipo de pão a ser utilizado. Mas para já não me aventurei mais.


Ingredientes (4):
pão para hambúrguer (buns)
500g carne de vaca picada
pitadas flor de sal
2 cebolas
molho de tomate (não é polpa de tomate)
ervas de Provença
azeite
sal
pimenta
pepinos em conserva - cornichons
mostarda doce
alface

Preparação:

1. Corte os pepinos e as cebolas em cubos. Divida os cubos da cebola em duas partes iguais. Misture o pepino e metade da cebola com a mostarda doce e reserve no frigorífico. Refogue a outra metade da cebola com um pouco de azeite e junte o molho de tomate e as ervas de Provença. Tempere com sal e pimenta;

2. Molde 4 bifes, tempere-os com a flor de sal e cozinhe-os numa frigideira quente, em lume vivo, 3 minutos de cada lado para bifes mal passados;

3. Abra os buns a meio e toste-os durante 2 minutos sob o grill do forno. Divida a alface em 4 fatias. Barre as duas metades dos buns com o molho de mostarda. Monte por ordem, partindo da metade inferior dos buns: a carne, a alface, o molho de tomate com ervas misturado com cebola. Feche com a parte de cima dos buns.

Deliciem-se!

Fonte:
Livro: "Hambúrguer gourmet"

3 comentários:

  1. Faço sempre os meus hamburgueres em casa, ficam deliciosos e sabemos exatamente o que estamos a comer. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro!
    Já comi mais, quando estava na casa dos meus 18 anos e que gordura não era cmg!
    Agora quando abuso noto e bem a diferença!
    Essa tua hamb. está maravilhosa!
    Caseiras são qq coisa de deliciosas!!
    Beijoca
    ♥ Histórias e Aromas de Cláudia L. ♥

    ResponderEliminar