12 de agosto de 2012

Bolo coelho e vaca


Mais um bolo que foi oferecido a uma menina no seu 1º aniversário! Este design é inspirado num bolo de uma cake designer portuguesa  - Sílvia Ferreira.

Eu fiz a receita do bolo formigueiro (para variar), mas realmente a massa é óptima, tem uma textura muito boa para cobrir com a pasta e assim não existem comprometimentos! ;)

A massa deu para duas formas de 12 cm de diâmetro, forrei o fundo e depois também as laterais, para a massa sair o mais perfeita possível.


Deve-se deixar arrefecer completamente os bolos para poder trabalhá-los. Acertei-os e barrei-os com ganache para colocar a pasta. Como este bolo é muito alto, coloco uma base (prato para decoração) entre os dois bolos. Coloco também 3 paus de espetada no 1º bolo para suportar o peso do 2º bolo e da decoração.

Com corantes castanho e rosa fiz as pastas nos tons desejados e com o cortador em forma de flor fiz as flores. As quais deixei secar em cima de uma folha de papel vincada ao meio, por forma a secarem com as pétalas no ar para que não fiquem totalmente coladas ao bolo.

Para fazer o coelho, faz-se uma pêra para o corpo, uma bolo para a cabeça, a qual se prende ao corpo com um palito. As orelhas são feitas com pequenas pêras, as quais são achatadas com a ajuda dos dedos. Os braços e as pernas são feitos a partir de cilindros de pasta.

Para fazer a barriga cortei pasta branca com um cortador de pétalas. Os outros pormenores são feitos a olho e colocados no boneco com a ajuda da cola alimentar.


As orelhas do coelho também as coloquei espetando um pedaço de palito para ter certeza que estas não caíam.

A vaca é feita de modo semelhante. Os olhos e as bocas foram desenhados com caneta alimentar.

Espero que tenham gostado :)



7 comentários:

  1. estás a ficar mesmo muito boa no que fazes. ;) adoro! ainda não vi fotos do bolo da Leonor! ;( beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns, excelente trabalho!!
    Obra de arte ;)

    ResponderEliminar
  3. Está girissimo o bolo!
    Muitos parabéns :)
    Um beijinho!!!

    ResponderEliminar
  4. amiga eu gostaria de saber dessa massa de bolo formigueiro.vc pode mim passa essa massa de bolo muito obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lígia, a receita é esta: http://asreceitasdaminhacozinha.blogspot.pt/2011/10/bolo-formigueiro-humido-de-coco.html

      Eliminar