20 de dezembro de 2012

Bolo São Martinho


Sim, como o próprio nome indica, este bolo foi para o dia de São Martinho! Sim, já passou mais de um mês! Sim, estou atrasada nas publicações!

Este foi um pedido especial de uma colega. Um bolo de aniversário para a sua avó que comemorou 83 anos no dia de São Martinho! :)


E nada melhor do que a decoração estar a preceito para o dia! Por isso tinha de ter as castanhas e a prova do vinho. Mas até este design final as ideias fluíam pouco. Mesmo com a pesquisa de imagens do magusto, nunca tinha a certeza do que iria fazer.


Até que vi um bolo na revista "Faça Fácil Cake Design" que me inspirou imenso. Uma criação da Eva Lopes. Mais tarde fui à expo cake design e vi lá um bolo que tinha tudo a haver com o dia. Resultado final, fiz uma mistura dos dois com umas alterações/acrescentos meus! :)

O bolo foi de baunilha com recheio de massa folhada e creme de pasteleiro.

Alguns passos da execução:

1. A pipa foi feita com pasta de cereais. Coloca-se a mesma quantidade de marshmallows e de arroz tufado. Derrete-se no microondas os marshmallows e com muita manteiga na taça, nas mãos, mistura-se com o arroz tufado e molda-se. Digo-vos: Não é tarefa fácil!;



2. Para dar um ar mais outonal às folhas, misturei verde e castanho sem os amassar por completo;


3. O fogareiro, foi modelado à mão e recortado com x-acto;


4. Para o saco das castanhas, a abertura foi feita com a ajuda do boleador;


5. Depois dos bolos estarem frios rechear e barrar com ganache;



6. O sol de São Martinho lembrei-me mesmo no fim de tudo e fiz assim:



Espero que tenham gostado deste bolo e dos passos que mostrei.

2 comentários: