4 de março de 2013

Trança de morcela com laranja caramelizada


Não era para publicar já esta receita, mas como a fiz a pensar em participar com ela num passatempo, achei melhor publicá-la e falar-vos no passatempo que está a decorrer (embora não fosse obrigatório).



Foi uma colega que partilhou no meu mural a informação, sabendo ela que tenho um blog de cozinha. O passatempo consiste em reproduzirmos uma receita com inspiração portuguesa.


A minha dúvida ao ver muitas participações já publicadas era se teria de ser um prato mesmo típico do nosso país. Mas não, podemos ser originais, tendo sempre em mente a inspiração portuguesa.


Sendo assim pus mãos ao trabalho! Uma trança de massa folhada já queria fazer a algum tempo. E a minha inspiração foi sem dúvida um produto que me lembro desde pequenina, de o fazer inclusive com a minha mãe, avó e bisavó!! A morcela!!


Adoro, adoro morcela e resolvi juntar laranja, doce, do meu quintal. Achava que estes sabores combinavam bem e não me enganei. Todos, TODOS, gostámos e repetimos e a trança foi-se num instante!


E é com esta foto que irei participar. Esperemos que tenhamos um pouco de sorte :)

Fiz um vídeo a entrançar, mas acho que dá erro ao fazer o upload, espero conseguir colocar pelo menos na página do face, para irem lá espreitar! Cliquem aqui para verem o vídeo.

O passatempo vem publicado aqui, é uma parceria entre a Memória Lusa (que já conhecia e adoro os seus produtos) e o blog Cozinha daduxa. Não conhecia, tornei-me fã, andei a bisbilhotar um pouquinho o blogue e tem coisas fantásticas com apresentações maravilhosas, sem dúvida um blog a seguir. :)

Ingredientes (4 pessoas):
1 morcela pequena
1 laranja
1 c. de sopa de açúcar amarelo
1 c. de sopa de manteiga
1 folha de massa folhada
sementes de papoila
1 ovo

Preparação:

1. Numa frigideira deite a manteiga e junte a laranja fatiada às rodelas com açúcar, deixe caramelizar ligeiramente;

2. Retire a laranja e reserve. Na mesma frigideira, adicione a morcela partida aos bocados e sem a tripa;

3. Desfaça a morcela com a ajuda de uma colher de pau e junte a laranja. Envolva;


4. Abra a folha de massa folhada, corte os lados, de forma a ficar com praticamente um rectângulo.  Com uma faca, faça cortes em lados opostos e deixe o centro intacto para colocar o preparado;


5. Comece numa ponta e entrance, uma tira de um lado, uma tira do outro, uma tira de um lado e uma tira do outro, sempre até finalizar;

6. Pincele com ovo e polvilhe com as sementes de papoila (se for só com a gema, no forno vai corar muito rápido sem que a massa fique completamente cozida);

7. Leve a forno pré-aquecido a 180ºC e deixe dourar (cerca de 30-40 minutos).

Deliciem-se!!



2 comentários:

  1. Ficou linda!!!
    Boa sorte ;)
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipa... esse teu folhado ficou mesmo original :)
    Boa sorte, espero que venças :D
    Bjs

    ResponderEliminar