4 de abril de 2013

Iogurtes de pintarolas


Como já devem ter reparado, os últimos posts tiveram duas opções para lanche.  E este tem o mesmo propósito.


Eu não gosto de iogurtes, nunca gostei, excepção para dois iogurtes líquidos - milkshake de banana e frutos exóticos cremoso da Nestlé- os quais deixaram de existir já há muitos anos. Resultado, há anos que não bebo muito menos como iogurtes!!


A minha mãe tem uma iogurteira, a qual já não trabalhava no mínimo há 13-14 anos...há uns tempos atrás vi num blogue uma receita de iogurtes e dei à minha mãe para fazer, mas o tempo passou e a iogurteira continuou a ganhar pó.


No mês passado conheci um blogue fantástico, espanhol - Kanela y limon. E foi aí que vi esta receita e como o aspecto era tão atractivo resolvi experimentar!!


Tive receio que a iogurteira não funcionasse. A minha não tem nenhum botão de ligar e desligar, nenhuma luz que se acenda, então nos primeiros minutos fiquei de roda dela e ver se sentia algum calor e nada...se não funcionasse iria utilizar a técnica no forno que li em qualquer lado. Mas lá funcionou!! E eu adorei os meus iogurtes!! Cremosos com as guloseimas para adoçar no final :)

Ingredientes:


Preparação:

1. Coloque 12 pintarolas da mesma cor no mesmo copo (utilizei 3 tubos de pintarolas e mesmo assim não foi suficiente);


2. Misture as natas com o leite, leve ao microondas 2-3 minutos. A temperatura deve estar entre os 30-45ºC, é a temperatura em que as bactérias fermentam e dão origem ao iogurte;

3. Adicione o iogurte e o leite em pó e misture bem até ficar uma mistura homogénea;

4. Verta o preparado por cima das pintarolas. Com o cabo de uma faca misture sem tocar no fundo para a cor se espalhar. Pode utilizar uma gota de corante da cor pretendida de modo a esta ficar mais intensa;


5. Tape os iogurtes com a tampa e coloque na iogurteira durante 9h, pode deixar mais para que fiquem mais consistentes mas tornar-se-ão mais ácidos.


Deliciem-se!

Fonte: Blog "Kanela y limon"

6 comentários:

  1. A minha avó tem uma iogurteira e já lha pedi porque ando cheia de vontade de experimentar fazer iogurtes!
    Pode ser pancada mas ando mesmo com vontade!
    Os teus ficaram bem bonitos e com pintarolas deliciam os mais pequenos!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ficaram muito engraçados! tambem já os tinha visto e fiquei a pensar neles!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Tinha uma iogurteira igualzinha e ainda me lembro de ter palmo e meio e ficar a ver os iogurtes lá dentro sempre a perguntar quando estariam prontos! eram uma delícia :)
    boa receita ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Também já tinha visto esta receita no Kanelaylimon e anotei-a para experimentar. Ve-la aqui tão bem reproduzida deu-me vontade de a fazer nos próximos dias.
    beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  5. hummmm tenho de cravar a iogurteira a minha avó, a dela deve ter mais de 25 anos, eu era menina kando fazia iogurte para os netos, acima de tudo fazia iogurtes com a flor do iogurte :D, eram mto bons :D

    vou ver se a dela ainda existi e se funciona :D eheheh

    os teus tem um delicioso aspecto

    bjinhos

    ResponderEliminar