10 de março de 2015

Baby cookies


Voltamos às bolachas decoradas, que estou a gostar cada vez mais de fazer, os resultados têm sido bons, razoáveis vá! Tenho tantas decorações que gostaria de fazer! Tantos trabalhos lindos que existem. Mas deixo para certas ocasiões mais especiais e para isso tem que haver bastante tempo, paciência para passar horas a preparar glacés, cores, consistências, esperas da secagem, continuar o trabalho, mais esperas de secagem e por aí afora. A minha cozinha acaba o dia sempre desorganizada, cheia de taças e tacinhas, com variadas cores, variadas consistências de glacé. São sacos de pasteleiro por todos os lados (comprei agora um suporte), bicos, bolachas... ufa, cansativo. E o resultado final, um orgulho e quando as pessoas olham com adoração o nosso trabalho, sabemos que valeu a pena :)



Como podem calcular fiz estas bolachas para a minha primeira visita à Alicia, a bebé duma amiga.
Na ideia original em vez do rosa utilizavam um verde água. Eu queria um resultado girly, que já ia contrastar primorosamente com o amarelo pastel.

Nos meus primeiros trabalhos com glacé, eu cingia-me a preencher as bolachas e a fazer alguns pormenores, os principais. Contudo, agora estou a conseguir a fazer estes pequenos pormenores, o efeito bordado/renda, imperfeito, mas razoável.

E com um naperon de papel mimoso, fiz tentei fazer uma fralda, um pequeno embrulho para guardar algumas bolachinhas. Muito giro!



Algumas dicas para a decoração:

1. Uso um pó que basta apenas adicionar água e bater muito bem (aprox. 8 minutos);

2. Adiciono a água aos poucos para primeiro ficar com uma consistência cremosa mas que não escorra da colher;

3. Retiro porções deste primeiro glacé e coloro uma porção com amarelo e outra porção com rosa;

4. Faço o delineado com um bico nº2 ou 3;

5. Junto um pouco mais de água aos glacés coloridos de forma a ficarem mais fluidos e com um bico de 8 ou 10 mm preencho a bolachas;

6. Com um palito, preencho os pequenos espaços vazios;

7. O ideal é deixar secar de um dia para o outro e depois fazer os pormenores, para ficarem com textura.

Espero que tenham gostado.

Fonte: Pastelaria Criativa

2 comentários: