27 de agosto de 2016

Macarons e bolachas do país das maravilhas


No verão, tanto as publicações como as visitas pela blogosfera são escassas, muito escassas. São as férias, é a praia, muita praia, trabalho também claro, mas aproveita-se muito mais o tempo lá fora, há festa em todo o lado, há saídas com os amigos, há fins de semana passados fora, há festivais.

E a cozinha fica sempre um pouco abandonada no verão, onde se vão preparando coisas simples e leves para o dia a dia e uns petiscos e alguns doces quando há convidados em casa. Por aí também vos acontece o mesmo?



Estes pequenos doces que tanto prazer me deram ao fazer, foram para alegar uma linda mesa de festa de anos cuja temática foi Alice no país das maravilhas. A aniversariante pediu o que queria, macarons e bolachas em forma de bules, relógios, etiquetas, etc.

Ora a verdade, verdadinha, era que eu nunca tinha visto ou lido Alice no país das maravilhas e não estava a perceber bem o porquê das frases "eat me", "try me"... sim eu sei, vergonhoso!



Lá fui eu ver o filme. O.K., tudo percebido, meti mãos ao trabalho! E adorei o resultado.
Os macarons infelizmente não me andam a saír perfeitos, apenas os consegui plenamente 2x. Primeiro eles começavam a rachar no forno, já consegui corrigir esse problema. Agora não ficam com a crosta bem definida, lisa e brilhante, com aquela base típica, ficam umas conchas algo ocas e muito frágeis.

Mesmo assim ainda consegui decorar alguns deles e ficaram bem bonitinhos e fizeram imenso sucesso. Desapareceram num instante.



É realmente uma paixão que tenho por estes pequenos doces e decorá-los! As bolachas decoradas com glacé real são dos trabalhos que requerem mais paciência, mais tempo e mais paixão. Acreditem, 1 dia para fazerem as bolachas, no dia seguinte decorá-las (8-10 h), e por vezes fazer alguns pormenores no dia 3, sem falar de um planeamento anterior, claro!

Costumo dizer às pessoas, podes gostar muito de fazer uma coisa, mas se te falta a paciência, nunca ficará um bom trabalho. Ou, podes ter muito paciência e até tempo, mas se te falta a paixão, não irás fazer um bom trabalho!

Eu já tive os 3, como adorava estar aqui na cozinha e só havia as minhas bolachas, mais nada. Tâo bom!



A bolacha abaixo foi um presente à aniversariante, uma bolacha de 16 cm de diâmetro decorada com a silhueta da Alice, adorei o resultado!

Espero que tenham gostado de ver estes pequenos doces decorados com a temática da Alice no país das maravilhas.




Sem comentários:

Enviar um comentário