8 de abril de 2013

A vossa escolha #5 - Tartiflette tantin


Publico a receita por vocês escolhida, tanto via facebook como aqui no blogue.

As opções eram:
- Galette de batata
- Koulibiac de legumes
- Pastilla de galinha
- Tartiflette tantin

Confesso que a opção vencedora não era a que mais me cativava, mas como vocês são soberanos lá fiz a tartiflette. O S. estava todo contente porque ao que parece a avó costumava fazer-lhe em pequeno.


Mas até agora a vossa escolha tem sido sempre acertada, ADOREI todas as receitas da rubrica a vossa escolha. E para acompanhar a tartiflette,  uma surpresa. Uma salada com um tempero especial que provei em casa duma amiga e quis logo saber como a temperava.


Comprei daqueles sacos de salada já prontos (alface, cenoura, couve roxa, milho) juntei agrião e juntei o condimento.


Eis o segredo, vinho balsâmico branco e óleo de amendoim. Muito, muito bom, ligeiramente adocicado!



Esta tarte é deliciosa, eu como não sou fã de queijo, pensei que não conseguiria comer muito devido à quantidade de queijo que ela leva.


Gostei imenso, o sabor do queijo não se sobrepôs aos restantes ingredientes, servi uma segunda dose e acompanhei com a salada de tempero delicioso.


Foi aquilo que eu pretendia, um prato reconfortante, sem ser muito trabalhoso, prático e aconchegante para o frio que se fez faz sentir.

Ingredientes:
Massa:
225g farinha
75g manteiga, aos pedaços amolecida

Recheio:
700g batatas
175g bacon em tiras
azeite
250g queijo Brie

Preparação:

1. Peneire a farinha para uma tigela e acrescente a manteiga, obtendo uma mistura esfarelada. Adicione 3 a 4 colheres de sopa de água fria, para amaciar a mistura. Sove ligeiramente a massa sobre uma superfície enfarinhada, embrulhe em película aderente e coloque 30 minutos no frigorífico;

2. Para o recheio, descasque as batatas e coza em água com sal. Escorra bem e corte em pedaços com cerca de 5 mm. Aqueça um pouquinho de azeite numa frigideira e coloque o bacon cerca de 10 minutos, até ficar tostado. Escorra e reserve. Parta o queijo em pedaços.

3. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Disponha o bacon sobre a base da forma (22 cm de diâmetro), as batatas e o queijo por cima;




4. Tenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e dê-lhe uma forma ligeiramente maior que à da forma. Coloque sobre a mistura e sele as margens em redor.


5. Leve ao forno cerca de 20-25 minutos, até ficar dourada. Deixe repousar um pouco antes de a virar sobre o prato de servir. Sirva quente, com uma boa salada.

Deliciem-se!!

Fonte: Fascículo 12 da "Delícias no Forno"

4 comentários:

  1. Ficou realmente com excelente aspecto!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bacon e queijo é sempre uma combinação excelente. Esta tartiflette fará as minhas delícias e essa saladinha devidamente acondimentada está perfeita. Vou experimentar ambas.
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Ai mulher mas que aspecto mais que maravilhosoooooo!! Eu já comi algo do genero, tenho de experimentar ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Ai que bom aspeto! Engordei só de olhar :-)

    http://ourchoices4u.blogspot.pt/

    ResponderEliminar