12 de fevereiro de 2015

Valentine's cookie sticks


Ora aqui está a sugestão deste ano para fazerem um miminho no dia de S. Valentim!

Primeiro tinha pensado em fazer umas bolachas também decoradas de maneira muito simples, com pasta de açúcar, seria um processo super rápido e o efeito era amoroso! Contudo, há muito tempo que não trabalho com pasta de açúcar, nem sei se tinha ou teria de comprar, etc e tal.


Depois lembrei-me duma sugestão muito fixe do maravilhoso blogue Glorious treats, estava mesmo preparada para o fazer, na páscoa já tinha feito um projecto do mesmo género, que consiste em fazer uma caixa de bolachas para guardar guloseimas lá dentro (podem ver aqui).


Mas recentemente vi a sugestão deste ano do Glorious treats e sabia que seriam estes sticks. Eu tinha outro projecto de bolachas para decorar com glacé e aproveitei para fazer as do dia de S. Valentim também. Utilizei as cores que estava a utilizar para o outro projecto e também ficaram giras, embora não tão fofinhas como as originais. Podem ver todo o processo aqui.



A receita para fazer este tipo de bolachas é sempre a mesma, deixo novamente:

Ingredientes:
250g de farinha
125g de açúcar
125g de manteiga amolecida
1 ovo
1 pitada de sal
raspa de limão ou de laranja (opcional)

Preparação:

1. Comece por misturar a farinha e a manteiga com a ponta dos dedos, até a mistura ficar toda esfarelada;

2. Junte o açúcar e misture apenas com a ponta dos dedos;

3. Faça uma pequena cova no centro e adicione o ovo e pitada de sal e raspa da fruta se desejar. Amasse com as mãos até a massa ficar homogénea e deixar de se colar às mãos. Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico 30 minutos:

4. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e estique com o rolo da massa. Para fazer os sticks, eu utilizei um cortador de fitas, mas com a faca também é bastante fácil;


5. Coloque as bolachas sobre o tabuleiro de forno forrado com papel vegetal;

6. Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC, cerca de 15 a 20 minutos ou até começarem a dourar nas bordas:

7. Deixe arrefecer em grades;


8. Quando as bolachas estiverem frias, comece por dilenear com um glacé branco cremoso com bico nº2, de seguida junte umas gotas de água ao glacé para ficar um pouco mais fuido e utilize sacos de pasteleiro descartáveis, corte a ponta e preencha com o glacé. Pode preencher o resto dos espaços vazios com a ajuda de um palito;

9. Para fazer a decoração, tem que ser com o glacé molhado e podem seguir o tutorial original.



Deliciem-se!

3 comentários: