Aqui está mais uma das minhas criações com pasta de açúcar!! Um primo do S. nasceu, o Miguel, e para fazer a primeira visita achámos engraçado oferecer um bolo em vez da habitual roupa ou brinquedo. É super giro ver a reacção das pessoas ao receberem este bolo juntamente com os cakepops, primeiro de espanto e depois de surpresa e entusiasmo quando sabem que foi feito por nós (por mim e pelo S.). Tiram imensas fotos e quando chegam mais familiares, mostram logo com satisfação a nossa prenda. Para mim é um orgulho. :)
Vou explicar como fiz:
A receitas escolhida mais uma vez foi a do bolo formigueiro, uma dose para 2 formas altas de 12 cm de diâmetro e sobrou mais um pouco de massa que coloquei noutra forma pequena que serviu para fazer os cakepops.
Um dos bolos cortei a meio e recheei com ganache de chocolate (natas e chocolate derretido).
Depois de recheado, coloco a outra metade por cima e espeto 3 paus de espetada da altura do bolo, de modo a que formem um triângulo para colocar um pequeno prato. Este passo serve para a parte de baixo do bolo aguentar todo o peso que se coloque por cima (neste caso é o outro bolo do mesmo diâmetro).
Agora é só colocar o outro bolo por cima e barrar com ganache ou outro tipo de doce que irá servir de cola para colocar a pasta.
Convém refrigerar um pouco para a ganache ganhar consistência. Depois é colocar a pasta e proceder aos enfeites, os quais vou mostrar algumas fotos ilustrativas.
Colorir a pasta com corante em gel. O corante do supermercado não é apropriado para tal. |
Depois de amassar toda a massa a cor fica uniforme em toda a pasta. Eu prentendia um azul pastel muito clarinho e consegui! :) |
Fazer as folhas |
o cortador que nos serviu de molde para fazer o mocho. Foi o S. que fez todos os mochos. :) |
Depois é formar pequenas bolas, eu também experimentei fazer o formato do mocho e até ficou super engraçado. O princípio é fazer uma bolinha um pouco maior e depois com os dedos indicadores rolar a parte do meio da bola para fazer o formato apresentado. Finalmente belisca-se a massa para fazer as orelhas.
Cortei ao meio os paus de espetada e derreti uma tablete de chocolate para culinária enquanto os cakepops refrigeravam. Depois é molhar a ponta do pau e espetar nas bolas/mochos e ir ao frigorífico mais uns 15 minutos. Enquanto isso, fui fazer olhos, asas, patas e bicos para decorar os mochos.
Finalmente, coloca-se o chocolate derretido num copo alto e mergulham-se os cakepops, aplicando logo a decoração e deixar secar.
Espero que tenham gostado! :)
Que lindo! Mas que LINDO mesmo ! muitos parabéns
ResponderEliminar