6 de outubro de 2011

Doce de Pêra Baunilhado

Este foi o resultado de uma visita a uns primos que têm pomares de maçãs e pêras, e que após a colheita da fruta, é ver as árvores carregadas com fruta que na altura não foi apanhada, ou porque ainda não estavam suficiente maduras ou estavam muito pequenas...lá fomos nós de tractor, miúdos e graúdos satisfeitos da vida a apanhar fruta...para muitos, a sua primeira experiência...muito divertido, mas confesso que com calor se torna cansativo! Portanto, veio muita fruta, e com ela experimentei a fazer pela primeira vez compota e doce. Quis inovar logo na primeira experiência, e não correu bem, na segunda tentativa fiz o doce simples, mas claro com um toque diferente e saíu este doce de pêra baunilhado, muito bom para apreciadores de doces!!! Muito elogiado!!Deixo já a dica que podem aproveitar e oferecer no Natal num cabaz feito por vós, só com coisinhas caseiras!!No próximo mês vou deixando sugestões!






Ingredientes:

1 kg de pêras maduras mas firmes
800g de açucar
1 vagem de baunilha
Sumo de 1/2 limão

Preparação:

1. Descasque as pêras e lamine-as;

2. Numa panela larga, coloque todos os ingredientes com a vagem de baunilha aberta ao meio em lume brando, e quando ferver ponha no mínimo e deixe cozinhar cerca de 2h30 minutos ou até que atinja o ponto de estrada, isto é, passar a colher de pau no fundo do tacho e que se veja o fundo como uma estrada, ou coloque um pouco da calda num prato e faça o mesmo processo;

3. Se preferir, pode passar o doce com a varinha mágica para não ficar com os pedaços da pêra;

4. Retire do lume e verta o preparado para frascos de vidro com tampas de enroscar já esterilizados e ponha os frascos de cabeça para baixo até que arrefeça, para que ganhe vácuo.


Deliciem-se!!

Fonte: by Filipa Lemos

Notas: Pode esterilizar os frascos simplesmente colocando-os na lavagem da máquina de louça.




Sem comentários:

Enviar um comentário