17 de janeiro de 2013

Risotto de beterraba e panados de ervas


Mais uma receita atrasada, do ano passado!! Um fim de semana o S. disse que queria risotto, tive quase, quase para não fazer, porque para fazer risotto é preciso um pouco mais de paciência do que um simples arroz e não estava muito inspirada nesse dia...


Mas a minha mãe prontificou-se a fazer uns panados, aos quais fiz uma pequena alteração e tinha visto este risotto no blogue Sabores de Canela. Sei que o S. gosta de beterraba, já lá vi em casa eles a comerem isso em salada, então arrisquei.


Nunca tinha utilizado beterraba, comprei, vinha ensacada e pensava eu que ainda tinha de a cozer, graças a deus já vem cozidinha. Muito trabalho poupado! :)


Eu tive medo de usar toda a beterraba da receita, mas para a próxima coloco toda, até porque a cor não ficou com o tom arroxeado característico.

Ingredientes:
250g de beterrabas cozidas e raladas
1 cebola
1 dente de alho
15g de azeite
25g de vinho branco
150g de arroz arbóreo ( arroz específico para risotto)
350g de caldo (água + Knorr)
parmesão ralado
cebolinho

panados:
bifes de frango temperados com pimenta, sal e sumo de limão
pão ralado
ervas aromáticas

Preparação:

1. Pique o alho e a cebola e refogue no azeite até ficar translúcidos. Adicione o arroz até os grãos ficarem revestidos de azeite. Junte o vinho e deixe evaporar;

2. Misture a beterraba ralada e cozida e vá adicionando aos poucos o caldo. Só volta a adicionar quando o caldo anterior for absorvido pelo arroz. Quando estiver a seu gosto apague o fogão. Adicione um pouco de parmesão, tempere com sal e pimenta e misture. Decore com parmesão ralado e cebolinho;

3. Para os panados, misture o pão ralado com ervas aromáticas a seu gosto e passe os bifes por esta mistura e frite em azeite/ óleo bem quente.

Fica assim a minha sugestão para este fim de semana. Aconselho vivamente a fazerem os próprios panados, é super fácil e são bem mais gostosos que os de compra!

2 comentários:

  1. Adoro ver comida às cores, adorei ver o arroz colorido :)

    Beijinho e boa 6ª feira*
    STYLE TRACES
    ST FACEBOOK PAGE

    ResponderEliminar
  2. Olá, Olá

    Desculpa a ausência, mas os problemas da vida não me têm dado tréguas e, o tempo para o blog fica muito reduzido.
    Tenho te seguido diariamente do FB, e aliás tu tens visto o que tenho publicado pois lá está actualizado e aqui não tenho tido mesmo tempo para preparar os posts! Já sabes ;) tem de ter sempre um ou outro (vá quando não é todo o bolo) preto :D

    Belo risoto! Amei a cor!

    ResponderEliminar